quarta-feira, janeiro 24, 2007

Falando em Lennon.....


...vejam essa frase:


"É bem básico enquanto você cresce na classe operária, como eu cresci, odiar e temer a polícia como um inimigo natural e desprezar o Exército como algo que leva as pessoas embora para morrer em algum lugar".


JOHN LENNON fez essa declaração em 1971, ao jornal inglês Red Mole (traduzindo: "Toupeira Comunista" - um primor de um nome, não?). Essa entrevista - considerada a mais politizada do ex-beatle em toda a sua carreira - jamais havia sido publicada no Brasil até então e foi a matéria de capa da revista Bizz de setembro de ano passado (por ocasião do lançamento do filme-documentário The US vs. John Lennon, que retrata a verdadeira "guerra" que o músico inglês travou contra o governo norte-amerciano da época, em função de seus posicionamentos políticos - contra a guerra o Vietnã, por exemplo - que desagradavam à Casa Branca.

Bem, o artista até pode decidir ser apolítico - é um direito que o assiste. Contudo, se optar por despertar essa consciência em seu público (mas atenção: NUNCA de maneira partidária - porque ele também pode, por equívoco ou má-fé, induzir as pessoas ao erro), sua visibilidade terá sido utilizada de modo bem mais útil e responsável do que apenas entreter... e ganhar dinheiro.

E, verdade seja dito, conscientizar foi o que Lennon fez durante a maior parte de sua vida pública. Ainda que ele também tenha enchido os bolsos cantando "imagine no possessions" e... construído várias mansões nos EUA. Mas isso é uma outra história.

Caso você queira acessar a entrevista no original em inglês, é só clicar aqui.

Nenhum comentário: