segunda-feira, março 15, 2010

Júlio Barroso: a promessa não-cumprida do rock nacional

O disc-jockey, poeta e jornalista carioca Júlio Barroso [foto] foi, sem dúvida, a grande promessa não-cumprida do rock nacional.

Gravou, em 1983, um único disco com à frente da Gang 90, Essa Tal de Gang 90 & as Absurdettes, com o qual emplacou três hits: a ótima “Nosso Louco Amor” (tema da novela Louco Amor, de Gilberto Braga, exibida naquele mesmo ano), “Perdidos na Selva”* (regravada, com sucesso, pelo Barão Vermelho, em 1996), e “Telefone” (que recebeu, em 1999, uma versão do Ira!, com participação de Fernanda Takai).

Barroso morreu no dia 06 de julho de 1984, aos 30 anos, ao cair da janela de seu apartamento – no 11º andar –, em São Paulo, em circunstâncias não esclarecidas até hoje. Fica a certeza de que seria um ídolo da envergadura de Renato Russo, Cazuza e Lobão, se a vida não tivesse lhe escapado tão precocemente.



* Curiosidade: “Perdidos na Selva” é uma parceria de Julio Barroso com... Guilherme Arantes. Entretanto, o festival MPB Shell não permitia que um autor concorresse com duas canções. Sendo assim, Arantes, que na edição de 1981 já defendia “Planeta Água” – que terminou na segunda colocação –, abriu mão da autoria de “Perdidos na Selva”.



Veja os vídeos de “Telefone...



...“Nosso Louco Amor...




...e “Perdidos na Selva.

4 comentários:

JUNIOR disse...

REALMENTE O ROCK NACIONAL COMEÇOU A SUA HISTÓRIA NA DÉCADA DE 80 COM A GANG 90. ATÉ CITEI A GANG OUTRO DIA NO MEU BLOG E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ROCK NACIONAL DOS ANOS 80. COMO SINTO FALTA DE UM COMENTÁRIO TEU NO MEU BLOG , DEPOIS VOCÊ PODERIA PASSAR LA E DEIXAR UM. ABRAÇÃO!!!

Tom Neto disse...

Amigo Junior,

Postei o meu modesto comentário precisamente aqui: http://myescola.blogspot.com/2010/03/top-top-os-dez-icones-dos-anos-80.html.

Grande abraço! :)

JUNIOR disse...

OBRIGADO!!!!

Harley Coqueiro disse...

Concordo com o autor do "post". Júlio Barroso realmente pode ser considerado uma promessa não cumprida para o Rock Tupiniquim.
Talentoso, pareceu estar à frente de seu tempo...