quarta-feira, março 19, 2008

Paralamas do Sucesso


Tenho todos os discos dos Paralamas do Sucesso, comprados em suas respectivas datas de lançamento. Sempre gostei deles. Sempre os respeitei sobremaneira. Mas, na minha franqueza um tanto estabanada, devo dizer que jamais imaginei que a apresentação deles na abertura do show do Police seria tão tocante para mim.

Foi o primeiro show dos PDS que assisti após o acidente do Herbert. E foi muito intenso vê-lo ali, tentando “tocar o barco” com dignidade. Além de um grande artífice, o cara é também um verdadeiro sobrevivente - na acepção da palavra. Inclusive, tocou no assunto ao alterar um pedaço da letra de “Óculos”: “Em cima dessas rodas, também bate um coração”.

Já na música que abriu o show, “Vital E Sua Moto”, o primeiro flashback: eu não tinha nem dez anos de idade quando isso tocava no rádio. Foi assim ao longo da apresentação: a cada canção, eu lembrava como era a minha vida quando a faixa em questão foi lançada.

E assim, dei conta de que a música dos PDS se mistura com a minha própria trajetória - sem que eu jamais tivesse percebido isso.

Em “Meu Erro”, a casa caiu. Mesmo. Quase um quarto de século depois, a canção não perdeu a força. Aqueles versos, a despeito de sua singeleza - ou, talvez, por causa dela -, ainda soam irremediavelmente verdadeiros:

Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros.
Não há nada de novo...


Ainda somos iguais.



Enfim, foi uma apresentação memorável. Vida longa ao Paralamas do Sucesso.

Nenhum comentário: