sábado, setembro 08, 2012

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘How Can I Go On?’, com Freddie Mercury e Montserrat Caballé




Impossível falarmos sobre crossovers do pop com a música erudita e esquecermos “How Can I Go On?”, magnífico dueto de Freddie Mercury com Montserrat Caballé [no detalhe].

Em 1987, quando Barcelona foi eleita a sede dos Jogos Olímpicos de 1992, Mercury foi convidado a compor a canção-tema do evento, que seria gravada com a participação de Caballé — que é natural daquela cidade. Admirador confesso de Caballé, o líder do Queen sugeriu que ambos gravassem não apenas uma faixa, mas um disco inteiro.

Assim surgiu o álbum em questão, sintomaticamente batizado de Barcelona, lançado em 1988.

Tão logo recebeu o convite da Organização dos Jogos, Freddie compôs várias canções, gravou as respectivas demo tapes e as enviou para a cantora — com o cuidado de cantar em falsete os trechos que seriam destinados a ela. Oito faixas foram escolhidas para integrar o trabalho. E, pela dificuldade em conciliar as agendas dos dois artistas, suas partes foram gravadas em locais e datas diferentes.

Já infectado pelo vírus HIV, Mercury despejou na letra de “How Can I Go On?” toda a sua melancolia e desamparo diante do futuro. E, além da melodia de rara beleza, a canção tem um trunfo: um dos mais fantásticos vocalistas do pop em todos os tempos, Freddie colocou toda a sua alma em “How Can I Go On?”, em uma interpretação simplesmente arrasadora.

E, com todo o respeito, colocou a soprano catalã no bolso...

Freddie Mercury, que faleceu em dezembro de 1991, aos 45 anos, não realizou o tão sonhado dueto com Montserrat Caballé na abertura das Olímpiadas de Barcelona, sendo representado, na cerimônia, pela sua imagem no telão — no que poderíamos chamar de “dueto virtual”. 



Nenhum comentário: