terça-feira, setembro 26, 2006

Pequena reflexão acerca do voto nulo

A apenas cinco dias das eleições, leio no jornal que uma conhecida banda do rock nacional defende abertamente a idéia do voto nulo.

Bem, impor aos astros de rock a responsabilidade de "guiar seu público" chega a ser algo até cruel (em entrevistas, Renato Russo mostrava-se desconfortável com o messianismo que lhe era atribuído). Entretanto, a influência que eles exercem em um número expressivo de pessoas (não necessariamente adolescentes) é uma realidade - e não pode ser subestimada. Sendo assim, creio, bom-senso é fundamental.

Pelo menos, publicamente.

O desencanto político é indiscutível. Entretanto, manifestar esse posicionamento acerca do voto nulo é, sem dúvida, um ato irresponsável, ainda que previsível - vindo de artistas que preferem continuar emulando uma rebeldia adolescente, mesmo já tendo chegado na casa dos quarenta anos.

Será que esses indivíduos não possuem discernimento suficiente para enxergar que, havendo um segundo pleito provocado por falta de votos no primeiro, o mesmo será custeado por verba... pública (ou seja, dinheiro do contribuinte: meu e seu)?

Bem, se ao menos esses cidadãos "inteligentíssimos" se comprometessem a pagar a próxima eleição dos cachês que recebem...

Nenhum comentário: