domingo, maio 27, 2007

International Magazine: edição de maio/2007

Esses são os os destaques da edição de maio do jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE:


  • tudo sobre o insperado Acústico MTV, de Lobão. Por Tom Neto.
(...) "Como não poderia deixar de ser, a polêmica começou muito antes do lançamento do álbum. Tão logo foi feito o anúncio de que Lobão sentaria no banquinho da emissora paulistana, muitos estranharam a decisão do músico. E a imprensa, claro, não perdeu a piada - classificando-o até como um... 'cordeiro'.

"O grande questionamento era: depois de tanto vociferar contra a ditadura estética do jabá imposta às rádios pelas grandes gravadoras e afirmar que certos artistas usam o acústico como um "desfibrilador" (para ressuscitar suas carreiras moribundas), o artista agora "se rende às corporações"? Mas o pior é que ele tem dois álibis." (...)


  • os 40 anos de Sgt. Pepper's. Por Gustavo Montenegro;

  • dose dupla de Caetano Veloso: a cobertura do show (por Rodrigo Sabatinelli) e a resenha sobre o box Quarenta Caetanos - Vol .II - 74 e 85 (por Luiz Felipe Carneiro);

  • entrevista exclusiva com Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho, falando sobre o seu primeiro CD solo. Por Elias Nogueira;



E outros artigos meus:

  • CD Sky Blue Sky, do Wilco:
(...) "A banda americana era um dos expoentes do chamado "country alternativo" - que se convencionou chamar de alt.country -, marcado pela adição de dissonâncias e efeitos até então incomuns ao gênero. Só que, dessa vez, a proposta é outra.

"Distante do experimentalismo do ótimo Yankee Hotel Foxtrot (2002), o grupo do vocalista Jeff Tweedy cometeu um disco bucólico, setentista, de canções propriamente ditas, embaladas em arranjos agridoces. Ou seja, o grupo fez um retorno às suas origens campestres." (...)

  • CD Favourite Worst Nightmare, dos Arctic Monkeys:
"Com seu primeiro álbum, os Arctic Monkeys provaram a eficácia de um hype de Internet nos dias de hoje: no ano passado, venderam mais de um milhão de cópias de Whatever People Say I Am, That's What I'm Not apenas na Grã-Bretanha - sendo as 364 mil logo na semana de lançamento (!) -, totalizando 2,1 milhões de cópias no mundo inteiro. Foi o álbum de estréia mais vendido do mercado fonográfico britânico em toda a história.

"Só que um estouro dessas proporções gera, inevitavelmente, um efeito colateral: a pressão sobre o trabalho seguinte. Na Inglaterra, o comentário é que, esse era "o mais aguardado segundo álbum" em dez anos." (...)

  • CD e DVD No Maracanã - Multishow ao Vivo, de Ivete Sangalo:
"Meses atrás, uma revista de cultura pop - ou contracultura, como eles preferem - teve a coragem de fazer uma matéria de capa com Ivete Sangalo. Os protestos nos fóruns de discussão na Internet foram imediatos. Mas o fato é que a publicação merece as congratulações. Sim, porque - mesmo que alguns não queiram - a cantora é notícia. E notícia não se escolhe - se .

E convenhamos: poucas coisas são mais repugnantes do que jornalismo tendencioso e/ou omisso." (...)



Leia a íntegra dessas matérias - e muito mais - no IM - INTERNATIONAL MAGAZINE desse mês.

Já nas bancas.

2 comentários:

Leonardo disse...

Ola!
Pô, curiosidade: o IM é vendido só no Rio, não?
Aqui pelo sul não tinha ouvido falar.
Muito legal se tivéssemos uma assim por aqui, mas todas as tentativas não duram muito tempo, nem mesmo o suficiente para contar alguma história depois...

abraço!

Tom Neto disse...

Taí uma boa pergunta, Leonardo: sinceramente, não sei como está, nesse momento, a circulação do IM fora do eixo Rio-São Paulo. Vou procurar saber.

O curioso é que temos um colaborador do Sul, o Emílio Pacheco [http://emiliopacheco.blogspot.com].

Quanto à longevidade do IM, você tem razão: estamos já há doze anos no mercado. E o que é mais bacana: sem nenhum suporte corporativo.

Não me recordo de nenhum jornal independente que tenha durado tanto tempo.

Grande abraço!


Tom Neto