sexta-feira, abril 24, 2009

FIFA 09 e PES 2009

Ainda sobre futebol: por ter um filho pequeno, acabo me mantendo (razoavelmente) atualizado no que diz respeito a videogames. Aliás, para ser bem sincero, começo até a ter as minhas... er, predileções, como, por exemplo, o (sem ironia) poético Shadow of Colossus, os dois volumes de God of War, além da série Need For Speed.

Contudo, eu jamais poderia deixar de mencionar os fabulosos Fifa [à direita] e Pro Evolution Soccer, ambos disponíveis na versão 2009.

Repleto de recursos como o Modo Dirigente – em que o jogador tem todas as atribuições de um manager* -, o Fifa ainda apresenta 30 ligas internacionais, completas. Nesse questito, o Pro Evolution Soccer tem uma falha grave: da Premier League, os dois únicos clubes licenciados são o Manchester United e o Liverpool. Nada de Chelsea, Arsenal, Aston Villa...

Entretanto, no quis respeito à jogabilidade, o PES simplesmente dá um banho. Se o jogador tiver “habilidade”, pode – no melhor estilo “Fio Maravilha” – driblar o goleiro e entrar “com bola e tudo”. No Fifa, tal “humilhação” é praticamente impossível.

Resumo da ópera: pesando prós e contras, podemos dizer que Fifa e Pro Evolution Soccer são... complementares. Na dúvida, fique com... os dois.



* Manager: profissional que acumula as funções de técnico e diretor, cargo bastante comum nos grandes clubes europeus. O melhor exemplo: Sir Alex Ferguson, que está à frente do Manchester United há nada menos do que 23 (!) anos.

Nenhum comentário: