terça-feira, outubro 19, 2010

Chico Buarque: como eleitor, um ótimo compositor


Ontem, artistas e intelectuais compareceram ao Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, para manifestar apoio à candidatura da “invenção” eleitoral que atende pelo nome Dilma Rousseff. Inclusive, o sr. Chico Buarque de Hollanda [em foto de Monique Cardone, do R7, Rio de Janeiro]:

— Venho aqui reiterar meu apoio entusiasmado à campanha da Dilma. A forma de governar de Lula é diferente. Ele não fala fino com Washington, nem fala grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso, é ouvido e respeitado no mundo todo. Nunca houve na História do país algo assim.

“A forma de governar de Lula é diferente”? Ué, mas o Lula é candidato? Ninguém me avisou. “Nunca houve na História do país algo assim”? Ih, mais um que pensa que o Brasil foi fundado em 2003...

Bem, Chico tem todo o direito se posicionar politicamente. Afinal, ao contrário de Cuba* – país pelo qual o artista nutre tamanha simpatia –, vivemos em uma democracia.

Pelo menos, por enquanto...

Todavia, é espantoso que o autor de “Apesar de Você” não se envergonhe de emprestar o seu (enorme) prestígio a uma candidata deste calibre. Sobre Dilma, não há mais nada a ser dito: sua biografia – que é de conhecimento de todos –, seus pronunciamentos – verdadeiros atentados à Gramática – e a fragilidade de suas opiniões falam por si.

Decididamente, como eleitor, Chico Buarque continua sendo um de nossos melhores compositores.



* Será que, lá em Havana, Chico conseguiria ter um campo de futebol, para bater uma bolinha com o seu Polytheama?

Nenhum comentário: