quinta-feira, janeiro 11, 2007

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Faz Parte do Meu Show’, de Cazuza

Pouquíssima gente sabe que "Faz Parte do meu Show" [faixa do ótimo álbum Ideologia, 1988], grande sucesso na voz de Cazuza [em foto de Flávio Colker], foi gravada primeiro, em um compacto, pelo Herva Doce ("Amante Profissional", "Erva Venenosa (Poison Ivy)"), grupo cujo vocalista era Renato Ladeira, co-autor da canção.

No livro Preciso Dizer Que te Amo - Toda a Paixão do Poeta, Ladeira conta que enviou a música para que Cazuza fizesse a letra. Até que, em uma madrugada no Baixo Leblon, o poeta chega no bar onde Ladeira estava, cantando a plenos pulmões: "Faz parte do meu show/ faz parte do meu show/ meu amor... Já fiz a nossa música!".

O curioso é que, apesar de Cazuza ter levado a canção em direção à bossa nova (com um belo arranjo de cordas assinado pelo maestro paranaense
Walter Branco), a gravação do Herva Doce - bem interessante, aliás - era uma balada pop.

Outra curiosidade: existe um trecho da letra - que, aliás, foi cortado da versão contida em Ideologia - que aparentemente resumia a própria história do ex-vocalista do Barão Vermelho ("Sonho, paixão/ aventura... e dor/ faz parte do meu show, meu amor").

O compacto do grupo foi lançado em 1986 e, obviamente, é considerado hoje uma raridade. Ladeira e Cazuza fizeram outras duas parcerias: "Desastre Mental" [faixa-título do disco que o Herva Doce editou em 1986 - registrada inicialmente em 1985 pelo Exagerado, em seu primeiro álbum solo] e "Amor Quente", que fazia parte da trilha da novela O Dono do Mundo, 1991, na voz de Lela Badaró.


Ouça a versão do Herva Doce de "Faz Parte do Meu Show
" - em gravação "ripada" de vinil:




(Nota: no portal oficial da Jovem Guarda, há uma entrevista com Renato Ladeira, que fala, entre outros assuntos, a respeito da volta do lendário grupo A Bolha, do qual foi membro, nos anos 70. O link que conduz diretamente à matéria está aqui.)



E ouça aqui a conhecidíssima gravação de Cazuza:

Nenhum comentário: