domingo, dezembro 14, 2008

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Just The Way You Are’


Há cerca de dez anos, em uma longa entrevista de divulgação publicada no Brasil pelo jornal International Magazine – uma pena eu não ter encontrado um link para disponibilizá-la aqui –, Paul McCartney foi indagado sobre “a canção que gostaria de ter composto”.


O ex-Beatle respondeu que sentia-se “muito orgulhoso” por tudo o que havia conseguido escrever durante a sua extensa carreira. Mas confessou que adoraria ter sido o autor de “Stardust”, clássico de Hoagy Carmichael (cujos direitos foram posteriormente adquiridos* por McCartney). E também de “Just The Way You Are”, de Billy Joel [no detalhe].

Gravada pela primeira vez por Joel em seu álbum The Stranger, de 1977, “Just The Way You Are” foi composta como um “presente de aniversário” para a sua primeira esposa. Além do registro do autor, já recebeu mais de uma centena de versões, de artistas que vão de Frank Sinatra a Barry White, passando por Ray Conniff, Shirley Bassey e outros – sempre com sucesso. O que não surpreende: a canção é simplesmente um primor de melodia, harmonia, arranjo e letra.

Uma das gravações mais recentes – e igualmente bem-sucedida – é a da canadense Diana Krall, de 2004.

McCartney estava coberto de razão.



* Por orientação de seu sogro, Lee Eastman, já falecido, Paul McCartney investiu na aquisição dos direitos de grandes canções populares. Com isso, fundou a MPL Communications, que hoje possui um catálogo de mais de três mil músicas, como “Unchained Melody”, “Route 66” e a supracitada “Stardust”, entre outras. Anos depois, Macca, paternal, aconselhou Michael Jackson a fazer o mesmo. O cantor esquisitão, com sua peculiar voz aguda, respondeu: “Vou comprar as suas canções”. O resto é história...



Para que você que você possa escolher a sua favorita, veja os vídeos com as respectivas versões do autor, Billy Joel...





...de Barry White...





..e da sra. Elvis Costello, Diana Krall...



Nenhum comentário: