segunda-feira, julho 20, 2009

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Sentado À Beira do Caminho’, de Roberto e Erasmo



Em uma audição apressada, pode parecer que a letra de “Sentado À Beira do Caminho” retrata um indivíduo que foi abandonado.

Mas não se trata disso: os versos de Erasmo Carlos – escritos em parceria com Roberto Carlos – se referem ao fim do programa Jovem Guarda, fato que deixou o Tremendão muito deprimido na ocasião.

Curiosidade: no momento em que compunham essa faixa, Erasmo e Roberto estacionaram no primeiro verso do refrão (“Preciso acabar logo com isto...”). E não conseguiam seguir adiante. Até que RC, que havia acabado de chegar de um show, pediu a Erasmo para tirar uma soneca de meia hora.

E acordou* eufórico:

Bicho, já sei como podemos terminar esse refrão: “Preciso acabar logo com isto. / Preciso lembrar que eu existo...”

Lançada originalmente no (bom) álbum Erasmo Carlos e os Tremendões, de 1970, “Sentado À Beira do Caminho” foi regravada no álbum Erasmo Carlos Convida, de 1980, com a participação de Roberto Carlos. Para muitos, essa é a versão definitiva da canção.



* Paul McCartney também teria “sonhado” com a melodia de “Yesterday”. Certa manhã, o ex-Beatle acordou, sentou-se ao piano e a tocou melodia inteira. “Será que isso não é alguma música que eu conheço?”, perguntou-se. Detalhe: “Yesterday”, ainda sem letra, foi batizada inicialmente de “Scrambled Eggs” (ovos mexidos).




Veja o (raríssimo) clipe de “Sentado À Beira do Caminho”, com Roberto e Erasmo:


Nenhum comentário: