terça-feira, julho 14, 2009

Quincy Jones: o mentor do sucesso de MJ

O renomado produtor, arranjador e compositor Quincy Jones [em foto tirada na cerimônia do Grammy de 1984, quando Thriller levou oito (!) estatuetas] – citado aqui e aqui – foi apresentado a Michael Jackson por Diana Ross.

Isso foi em 1978, durante as filmagens de The Wiz, versão de O Mágico de Oz, do qual MJ e Diana participaram. Amigo de longa data da cantora, Jones era o diretor musical do filme.

Posteriomente, Quincy Jones tornou-se o responsável pela produção dos três álbuns pelos quais o Rei do Pop será sempre lembrado: Off The Wall (1979), Thriller (1982) e Bad (1987).

Michael, entretanto, optou por não chamar Jones para produzir Dangerous (1991), o sucessor de Bad. O que talvez não tenha sido uma boa ideia: apesar de bem-sucedido, o álbum não repetiu o êxito dos anteriores.

No currículo de Quincy Jones, estão trabalhos de artistas do calibre de Frank Sinatra, Ray Charles, Aretha Franklin, e Miles Davis, entre outros.


***


Curiosidade: durante as sessões de gravação, Jones mostrou a Michael Jackson uma música então inédita, de autoria de Tommy Bahler*, que estava guardada para Frank Sinatra gravar: a belíssima “She's Out Of My Life”. Jackson concordou em incluí-la no disco.

E, mesmo sendo bastante jovem para entender a dor de um casamento destruído – tinha apenas 21 anos de idade na ocasião – MJ se “entregou” de tal forma à canção... que chorou em rigorosamente todos os takes...



* Detalhe: Tommy Bahler compôs essa faixa depois de ter sido abandonado pela sua então namorada – ninguém menos que Karen Carpenter. A cantora dos Carpenters havia descoberto que ele seria pai do filho de uma outra mulher.



Ouça “She's Out Of My Life:

Nenhum comentário: