sábado, março 26, 2011

Da série São Bonitas as Canções: ‘Bittersweet Symphony’, do The Verve

Todos aqueles que assistiram com atenção o comercial de uma certa indústria francesa de automóveis, certamente não ficaram indiferentes à trilha sonora do anúncio — que é, de fato, a “cereja do bolo”.

Trata-se da ótima “Bittersweet Symphony”, o maior hit do extinto grupo The Verve [no detalhe], e uma das coisas mais interessantes produzidas durante a década de 1990.

Lançada em Urban Hymns, de 1997, terceiro álbum da banda inglesa, “...Symphony” tem uma história curiosa: o belíssimo arranjo de cordas — o qual, convenhamos, deu um “colorido” todo especial à música — foi sampleado da versão da Andrew Oldham Orchestra para “The Last Time”, dos Rolling Stones.

Com o sucesso da canção, Mick Jagger e Keith Richards decidiram entrar com uma ação judicial para requerer crédito na autoria da faixa, alegando que “eles usaram ‘The Last Time’ demais”.

Desta forma, os Glimmer Twins tornaram “parceiros” de Richard Ashcroft. Na ocasião, o vocalista do quarteto não perdeu a oportunidade de dar aquela alfinetada nos veteranos roqueiros:

— Faz muito tempo que os Stones não lançam algo tão bom quanto “Bittersweet Symphony”, não é mesmo?

Um comentário:

Tom Neto disse...

Em tempo: deixei de seguir o blog de uma moça de Minas Gerais que ficava o tempo todo enaltecendo Lula, Dilma e afins.

Tudo bem: ela tem todo o direito de ter opinião — por mais ingênua que seja — sobre estas duas figuras. Entretanto, não sou obrigado a ficar lendo estes delírios toda vez que abro o painel do Blogger.

Democracia é isso.