sexta-feira, outubro 04, 2013

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Oração de São Francisco’, com Fagner



Embora a sua autoria seja frequentemente atribuída ao próprio santo, a Oração de São Francisco de Assis — também conhecida como Oração da Paz — apareceu pela primeira vez em um boletim espiritual em Paris, em 1912. O autor é desconhecido.

Quatro anos depois, foi impressa em Roma, em uma folha em cujo verso aparecia a imagem de Francisco. Considerando que a oração, de fato, reflete com fidelidade os ideais franciscanos, é fácil compreender o motivo da associação.

Fundador da Ordem dos Frades Menores — também chamada como Franciscanos —, São Francisco é tido por muitos como a segunda figura mais importante do Cristianismo. Pelo seu apreço à natureza, passou a ser considerado o patrono dos animais e do meio ambiente. Seu dia comemora-se precisamente hoje, 04 de outubro.


***


Em seu álbum O Quinze, de 1989, Raimundo Fagner gravou uma (boa) versão para a oração, que foi musicada em 1968 pelo padre paraguaio Casimiro Irala.




Veja o vídeo da versão de Fagner para “Oração de São Francisco”, gravado durante uma apresentação do cantor no Teatro Guaíra, em Curitiba, em dezembro de 2012:

3 comentários:

Tom Neto disse...

Seu dia comemora-se precisamente hoje, 04 de outubro.

E hoje meu pai faria 63 anos, se vivo fosse.


“...e é morrendo que se vive / para a vida eterna...”

Rosamaria disse...

Esta é a oração mais bonita!

Tom Neto disse...

Verdade. E, particularmente, acredito que a mensagem da Oração de São Francisco consegue tocar o coração de pessoas de várias orientações religiosas — não somente as católicas.