quinta-feira, junho 04, 2009

O Imperador e a Muralha


É provável que nem todos saibam por que o atacante Adriano, atualmente no Flamengo, é chamado de “Imperador”. O jogador recebeu esse apelido em referência ao imperador romano Públio Élio Trajano Adriano, mais conhecido pela construção da Muralha que leva o seu nome [no detalhe].

Localizada no norte da Inglaterra, próxima à atual fronteira com a Escócia, a Muralha de Adriano foi erguida quando o monarca percebeu que a expansão territorial do Império Romano era algo absolutamente inviável. Dessa forma, ficaria estabelecido que aquele local seria o limite ocidental do reino.

A Muralha também servia para proteger os domínios do Império da ação de invasores.


***


Em 1991, Sting compôs uma canção, “All This Time”, do álbum The Soul Cages, que cita a Muralha:


As professoras nos disseram
que os Romanos construíram esse lugar -
eles ergueram a Muralha e o Templo
no limite da Cidade-fortaleza do Império
.


Apesar do clipe “engraçadinho”, “All This Time” é uma canção de versos densos, que mencionam também o Novo Testamento (“Abençoados são os pobres / porque herdarão a Terra. / É melhor ser pobre / do que um gordo no buraco de uma agulha.”). Sting a compôs em homenagem a seu pai, que falecera no ano anterior.

Em entrevista, o ex-Police relembrou:

– Quando compus as canções de The Soul Cages, meu pai havia falecido há pouco tempo – e, no ano anterior, eu já havia perdido a minha mãe. E eu estava completamente obcecado pelas lembranças de minha infância e adolescência, que acabaram retratadas nas letras do disco. Hoje, vejo isso como uma forma inconsciente de tentar “resgatar” a presença de meus pais.

Detalhe: Sting nasceu na pequena cidade de Wallsend, no norte da Inglaterra, cujo nome significa... “fim da muralha”. Saiba mais aqui.



Confira aqui a letra e o vídeo de “All This Time”:

Nenhum comentário: