sábado, janeiro 16, 2016

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Sue (Or In a Season of Crime)’, de David Bowie



Duas canções já haviam sido lançadas em single: ‘Sue (Or In a Season of Crime)’ (…)




Ambas regravadas em ★, “Sue (Or In a Season of Crime)” e seu lado B, “'Tis a Pity She Is a Whore”, já haviam sido editadas em single por David Bowie. Eram as duas faixas inéditas da coletânea Nothing Has Changed, de 2014. Gravada na companhia da orquestra de Maria Schneider [que aparecer no detalhe, ao lado do cantor], “Sue...” já indicava o desejo de Bowie de se aproximar do jazz — o que, de certa forma, veio a se materializar em seu último álbum.

Na ocasião, uma matéria do jornal francês Le Monde apontava a (inegável) semelhança entre a melodia de “Sue...” e a de “Cais”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. Logo após a publicação, Maria Schneider, coautora da faixa, enviou uma elegante mensagem para Bastos, argumentando que “embora tenha enorme apreço” pela composição da dupla, não teve intenção de fazer referência a ela.

Bastos afirmou que ouviu a gravação de Bowie antes de ler o artigo e não percebeu semelhança com “Cais”. Voltou a ouvir depois de ler a reportagem e, dessa vez, notou sequências harmônicas e notas parecidas, mas “nada que possa ser considerado plágio”. Através de sua assessoria de imprensa, Milton também reconheceu que as duas músicas são “parecidas”. Contudo, assumiu a mesma postura de seu parceiro.

A letra de “Sue (Or In a Season of Crime)” já apresenta menções à doença (“Sue, a clínica telefonou / o raio x está bom”) e à morte (“Sue, você falou que queria escrever ‘Sue, a Virgem’ / na sua lápide / para o seu túmulo”, em uma tradução livre). E, apesar do arranjo classudo, tradicional, a narrativa tem um inesperado desfecho rodrigueano: ao descobrir um bilhete de Sue informando que iria fugir com outro, o eu-lírico, durante um passeio de trem, a atira “nas ervas daninhas”, matando-a.




Veja o vídeo oficial da primeira gravação “Sue (Or In a Season of Crime)” — amplamente superior à versão regravada em ★:

Nenhum comentário: