segunda-feira, janeiro 18, 2010

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Tudo’, de Lulu Santos

...típico bolero havaiano, daqueles que Lulu compõe com naturalidade – vide ‘De Repente, Califórnia’, ‘Lua de Mel’, ‘Sereia’, ‘Tudo’...

(“Lulu Santos: a velha paixão pelo samba”)


Com a coleção de sucessos que possui, Lulu Santos [foto], se tivesse nascido na Inglaterra, nada deveria a nenhum Elton John. Fato.

Na minha modesta opinião, dentro da seara pop, não tem para ninguém: ele é simplesmente o cara. Se Guilherme Arantes foi o precursor da linguagem pop na música brasileira, certamente Lulu foi o artista que melhor soube formatá-la e inserí-la no nosso contexto.

Existem, pelo menos, uns quinze hits dele que entrariam, fácil, fácil, na nossa série “São Bonitas as Canções”. E com certeza entrarão - no... digamos, decorrer do período.

Isso, sem falar as inúmeras canções obscuras – muitas delas belíssimas – presentes no cancioneiro do músico carioca. Várias, por sinal, foram resgatadas no projeto Dudu Sanchez [saiba mais aqui], que, infelizmente, não teve registro oficial.

Uma destas “pérolas perdidas” é o bolero havaianoTudo”, do álbum O Ritmo do Momento, de 1983, que também trazia “Um Certo Alguém”, “Adivinha o Quê?”, “Esse Brilho em teu Olhar” e o seu cartão-de-visitas, “Como uma Onda (Zen-Surfismo)”.

Detalhe: este, ainda no bom e velho vinil, foi o segundo disco que ganhei da vida. Ou, pelo menos, o segundo que eu, em tenra idade, quis ter. O primeiro foi Vôo de Coração*, do Ritchie, que foi lançado naquele mesmo ano.


* “Vôo” com circunflexo, sim, ora. Ainda não havia Acordo Ortográfico naquela época...


3 comentários:

junior disse...

COM MAIS CALMA VISITEI SEU BLOG, NUMA LINGUAGEM MAIS COLOQUIAL, DE CABO A RABO. VI QUE VOCÊ JÁ ESCREVEU BASTANTE, POIS TEM O BLOG DESDE 2006. CONFESSO QUE BEBER NESTA TUA FONTE ME INSPIROU BASTANTE E TIVE ALGUMAS IDÉIAS QUE IREI DESENVOLVER POSTERIORMENTE. FICA FRIO QUE NAO PRETENDO COPIAR NADA. COMO JÁ TE FALEI, TEU BLOG É BASTANTE INSPIRADOR...POR ISSO FALEI NO OUTRO COMENTÁRIO QUE ELE ME CONQUISTOU LOGO DE CARA. AGORA ESTOU SENTINDO FALTA DE NOVAS POSTAGENS. È PROPOSITAL ESSAS AUSÊNCIAS? UM ABRAÇO.

Tom Neto disse...

Olá, Junior. Mais uma vez, obrigado pelos elogios.

Bem, os períodos de "silêncio" do blog não são propositais. Estão relacionados ao tempo de elaboração de novos temas.

Grande abraço.

junior disse...

Pois é, como ainda estou no inicio do meu Blog as idéias estão fervilhando e tenho procurado atualizá-lo quase que diariamente. Outro fator que tem contribuindo é o fato de me encontrar num periodo de férias, ou seja tempo é o que não me falta. Mas tenho a consciência que em breve terei mais dificuldade para escrever com tanta regularidade, por isso estou agendando no próprio Blog, alguns assuntos que vou desenvolver posteriormente. Espero que você sempre me visite e possa adquirir algum tipo de conhecimento, pois essa é a minha proposta principal. Um grande abraço!!!!!!!!