segunda-feira, setembro 26, 2011

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Sou Eu’, com Diogo Nogueira

Por ocasião do lançamento de seu novo CD, Chico, agosto acabou se tornando uma espécie de “mês Chico Buarque” no TomNeto.com, com diversas postagens sobre o artista.

Portanto, para encerrar — por ora — o tema, não podemos deixar de destacar uma das principais faixas do álbum: “Sou Eu”. Apesar de um tanto prejudicada pela participação de Wilson das Neves, a faixa é um dos pontos altos do trabalho. E, não por acaso, é umas das preferidas de Chico Buarque.

— Minha ideia era fazer um disco somente de inéditas. Mas não podia deixar “Sou Eu” de fora: adoro essa música.

Parceria de Chico com Ivan Lins — que também a registrou em seu álbum Íntimo, de 2010 —, foi presenteada a Diogo Nogueira [no detalhe], o primeiro a gravá-la, no seu primeiro álbum de estúdio, Tô Fazendo a Minha Parte, de 2009. A canção também acabou batizando o segundo disco ao vivo de Diogo, editado em 2010.

Impossível não conectá-la a um outro samba de gafieira, também gravado por Chico: “Sem Compromisso”, de Geraldo Pereira. Ambas as letras contam a estória do indivíduo que leva uma mulher para o baile, e acaba vendo-a dançar com outros homens.

A diferença é que, se em “Sem Compromisso”, o eu-lírico fica furioso com a situação (“Você só dança com ele / e diz que é sem compromisso / é bom acabar com isso / não sou nenhum pai-joão. / Quem trouxe você fui eu / não faça papel de louca / pra não haver bate-boca dentro do salão”), em “Sou Eu”, ele tem a segurança de quem sabe que é o “dono do pedaço”: (“Porém, depois que essa mulher espalha / seu fogo de palha / no salão / pra quem que ela arrasta a asa, / quem vai lhe apagar a brasa, / quem é que carrega a moça pra casa / sou eu. / Só quem sabe dela sou eu. / Quem dá o baralho sou eu. / Quem manda no samba sou eu”).


Veja o vídeo de “Sou Eu”, com a participação dos autores, Chico Buarque e Ivan Lins, extraído do DVD Sou Eu — Ao Vivo:




Veja também o vídeo com a versão de Ivan Lins, gravado na famosa casa de shows Bimhuis, em Amsterdã:

Nenhum comentário: