segunda-feira, outubro 27, 2008

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Águas de Março’

Para finalizar (por ora) o tema bossa-nova, há o curioso relato da criação daquela que foi uma das mais bem-sucedidas canções de Antônio Carlos Jobim: “Águas de Março”.

Consta que, em 1972, o maestro estava no seu sítio em Poço Fundo, compondo “Matita Perê” - que se tornaria a faixa-título do álbum editado por Tom no ano seguinte – quando, subitamente, um tema invadiu sua cabeça. Juntamente com esse tema, surgiram pequenas frases soltas (“É pau, é pedra, é o fim do caminho...”, que o compositor tratou de anotar em um papel de embrulho, para não esquecer.

Na manhã seguinte, Jobim havia decidido que o processo de composição de “Matita Perê” teria que ser interrompido, para que ele pudesse finalizar aquele que, na opinião de Chico Buarque, é “o samba mais bonito que existe”.

Anos mais tarde, em entrevista, o autor fez algumas revelações sobre a canção: “Quando compus essa música, eu estava em uma fase ruim. Andava bebendo muito e o médico havia dito que, se eu não parasse, iria morrer. Foi por isso que ‘Águas de Março’ ganhou essas imagens tristes: ‘É o fim do caminho... É noite, é a morte... No rosto, o desgosto - é um pouco sozinho...’. Curiosamente, as pessoas não perceberam isso. Pelo contrário: ela sempre foi vista como uma música alegre.”

“Águas de Março” foi lançada naquele mesmo ano em um compacto simples, Disco de Bolso: O Tom de Antonio Carlos Jobim e o Tal de João Bosco, encartado no semanário O Pasquim. Seu título foi tirado de um poema de Olavo Bilac chamado “O Caçador de Esmeraldas”.


***


Em 2007, a Malwee criou uma coleção chamada “Águas de Março”, que apresentava t-shirts masculinas e femininas com a letra da canção – ou parte dela – estampada. Logo na primeira vez em que vi, comprei a minha, é claro...


***


Créditos: a (excelente) caricatura do maestro que ilustra esse post é de autoria de Baptistão (http://baptistao.zip.net/). Encontrei-a em http://julinhomazzei.wordpress.com/2006/11/08/olha-que-coisa-mais-linda/.


***


Curiosidade: seo Google nos diz que Matita Perê é uma ave existente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, além de ser também o outro nome do Saci Pererê.



Veja o vídeo de“Águas de Março”, no magistral dueto de Jobim com Elis Regina:

Nenhum comentário: