quarta-feira, outubro 22, 2008

‘João’ (1991)

Outra boa dica da discografia de João Gilberto [no detalhe] é João, de 1991, seu antepenúltimo disco de estúdio, produzido pelo americano Clare Fischer.

Novamente, a universalidade e a tradição se fazem presentes na obra de JG. No repertório, clássicos brasileiros como “Palpite Infeliz” (de Noel Rosa), “Ave Maria no Morro” (de Herivelto Martins, imortalizada na voz de Dalva de Oliveira) e “Sampa” (de Caetano Veloso) convivem harmoniosamente com “You Do Something To Me” (Cole Porter), o originalmente bolero “Una Mujer” e a bela “Que Reste-t-il De Nos Amours?”(Charles Trenet). Curiosamente, não há nesse disco nenhuma composição de Antônio Carlos Jobim.

O mais recente álbum de estúdio de João Gilberto, Voz e Violão, produzido pelo supracitado Caetano Veloso, foi editado em 1999.


***


Por sinal, muito bonito o comercial da Vale do Rio Doce, estrelado por João Gilberto. Embora eu esteja muito longe de concordar que, como diz a canção do anúncio, “o melhor do Brasil é o povo brasileiro”...




Um comentário:

Márcio Proença disse...

Amigo, você pode encontrar esse vídeo do João Gilberto no http://sombaratinho.blogspot.com Lá você tem que entrar em ENTRE E ASSISTA A VÍDEOS. Um abraço.

Márcio Proença