sexta-feira, outubro 10, 2008

Da série ‘Frases’: Antônio Carlos Jobim


Não bastasse ter sido o autor de “Caminhos Cruzados”, “Correnteza” (na minha opinião, uma das mais belas canções brasileiras de sempre), “Corcovado” e outras tantas que, citadas, ocupariam boa parte desse blog -, Antônio Carlos Jobim [foto] também era um frasista nato.

Confira algumas de suas geniais tiradas:


O Brasil não é para principiantes.”


No Brasil, o sucesso é ofensa pessoal. As pessoas só gostam do Garrincha, que morreu pobre e alcoólatra. Quando aparece um Pelé, todo mundo fica chateado...”


O Brasil persegue as pessoas que fazem sucesso. Não só o Brasil: o imposto de renda, os generais. Você, sendo um cidadão que trabalha, se transforma em um alvo nacional. É um negócio pavoroso.”


No Brasil, é tudo importado: eu, você, a língua, os índios, a cana-de-açúcar e o café.”


Nenhuma situação é tão complicada que uma mulher não possa piorar.”


Antigamente, as mulheres tinham medo dos homens. Hoje em dia, uma moça bonita bate na minha barriga e me convida para tomar um uísque no apartamento dela. Fico tão desconfiado...”


O problema do avião é que, quando ele dá defeito, é sempre lá em cima. E a oficina é sempre embaixo...”
(justificando o medo de voar.)


Tenho falado de serra, mato e passarinho. Mas o brasileiro se interessa somente por carro e apartamento.”


Ando pensando muito em bicho, porque estou achando o homem uma bobagem, uma chatice.”


Os discos que eu gravava, os chamados ‘de catálogo’, não interessam mais às companhias. Elas querem é vender um estouro: a música passa quatro meses aí, e eles jogam fora. Depois ninguém mais sabe o que é, não sabe o nome do autor, ninguém quer saber de nada, é uma diluição geral.”
(o que ele diria então do mp3?)


Quanto mais brasileira é a música que faço, mais me chamam de americanizado.”


Se não fosse a ‘Garota de Ipanema’, que fiz com o Vinícius e gravei com Sinatra, a esta altura eu estaria fazendo jingles para a televisão...”


O dinheiro não é tudo. Não se esqueça também do ouro, dos diamantes, da platina e das propriedades.”


Nada melhor para a saúde do que um amor correspondido.”


A gente só leva da vida a vida que a gente leva.”


Quando uma árvore é cortada, ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer, quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”


Eu vou morrer um dia. A música vai ficar.”


Nenhum comentário: