sábado, agosto 20, 2011

‘Desconstruindo’ Roberto Leal


Exibido pelo canal português RTP 1, o programa Último a Sair foi uma (bem bolada) sátira aos ridículos reality shows, que infestam as televisões de boa parte do planeta. Todas as ações dos participantes do suposto game eram guiadas por um script — exatamente como muitos suspeitam que os BBBs e seus correlatos, no fundo, sejam. 

E foi nesta atração que o cantor Roberto Leal [foto] decidiu, por alguns momentos, se “desconstruir” por completo. Conhecido por vestir-se sempre de branco e por falar muito em Deus, o cantor de “Arrebita” e “Carimbó Português” apareceu como (certamente) Portugal e Brasil jamais viram. 

Irreconhecível, o artista, de 59 anos, fingiu ter um “surto psicótico”, provocado pela ingestão de chá de cogumelo. Durante o “ataque de fúria”, mostrou um semblante amedrontador, quebrou o violão, dançou alucinadamente e, no fim... teve uma crise (fake) de choro, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Detalhe: tudo isso ao som de “Firestarter”, do Prodigy (!).   

Roberto Leal acabou sendo o “vencedor” de Último a Sair — na verdade, a produção já sabia, antes mesmo do início do programa, quem seriam os dois finalistas. E a “desconstrução” de sua imagem deu resultado: a carreira de Leal deu um descomunal salto em Portugal, conquistando milhares de fãs, principalmente, entre os jovens (!) lusos.

Atualmente, seu mais recente CD, Raiç/Raiz, editado em 2009, ocupa a segunda colocação entre os mais vendidos daquele país.



2 comentários:

Neusa Reis disse...

Sou brasileira e fã de carteirinha do cantor Roberto Leal e tive a oportunidade de conhecer uma surpreendente performance do cantor. Atuou brilhantemente no programa O Último a Sair e mereceu todo esse destaque. Para quem acompanhou, vale re(lembrar) cenas hilariantes como no video da Mangueira, da aparição de Nossa Senhora e da divisão das camas, só para citar algumas.

Tom Neto disse...

Olá, Neusa. Confesso que não conheço a fundo o trabalho de Roberto Leal. Mas sei, de fonte segura, que ele é um ser humano admirável. E, por esse motivo, tenho muito respeito por ele.

Muito obrigado pela sua participação. Volte sempre.