quarta-feira, agosto 19, 2009

‘O Velho Francisco’: a inspiração para ‘Leite Derramado’


A inspiração de Chico Buarque para escrever o romance Leite Derramado foi uma antiga canção de sua própria autoria.


O Velho Francisco” foi regravada em 2008 por Mônica Salmaso – que também participou de “Imagina”, de Carioca, último CD de inéditas de Chico. E a versão da cantora fez que o autor se lembrasse da música. Foi justamente dessa letra que surgiu a ideia do livro.

Faixa do ótimo Francisco, de 1987, “O Velho Francisco” fala de um ex-escravo que, idoso e enfermo, começa a recordar as suas façanhas. Exatamente como o velho Eulálio de Leite Derramado.


Confira a letra de “O Velho Francisco”:


O Velho Francisco
(Chico Buarque)

Já gozei de boa vida
Tinha até meu bangalô
Cobertor, comida, roupa lavada
Vida veio e me levou.

Fui eu mesmo alforriado
Pela mão do Imperador
Tive terra, arado
Cavalo e brida
Vida veio e me levou.

Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Ela vem toda de brinco, vem
Todo domingo
Tem cheiro de flor.

Quem me vê, vê nem bagaço
Do que viu quem me enfrentou.
Campeão do mundo
Em queda de braço
Vida veio e me levou.

Li jornal, bula e prefácio
Que aprendi sem professor.
Freqüentei palácio
Sem fazer feio
Vida veio e me levou.

Hoje é dia de visita:
Vem aí meu grande amor.
Ela vem toda de brinco, vem
Todo domingo
Tem cheiro de flor.

Eu gerei dezoito filhas
Me tornei navegador
Vice-rei das ilhas da Caraíba
Vida veio e me levou.

Fechei negócio da China
Desbravei o interior.
Possuí mina de prata, jazida
Vida veio e me levou.

Hoje é dia de visita:
Vem aí meu grande amor.
Hoje não deram almoço, né?
Acho que o moço até
Nem me lavou.

Acho que fui deputado
Acho que tudo acabou.
Quase que já não me lembro de nada
Vida veio e me levou.



E o vídeo da canção, dirigido por Roberto Talma:

Nenhum comentário: